A fé e o Equilíbrio

| sábado, 27 de julho de 2013

O segredo não está no tamanho da crença, mas na sua qualidade


O equilíbrio é fundamental em tudo o que há neste mundo, mas, no que diz respeito à fé sobrenatural, isso não tem sentido, uma vez que esta deve ser direta, total e radical. O primeiro grande mandamento da Lei aponta isso quando diz:

"Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força."  Deuteronômio 6.5

Já neste primeiro mandamento, a Bíblia nos mostra que o amor a Deus, principal ingrediente da fé, tem que ser total e direto.

Uma fé equilibrada requer outros fatores, como, por exemplo, a razão, a ciência e o conhecimento. Em certo sentido, reconhecemos que esses fatores são importantes, mas quando se trata de lidar com a fé que opera milagres, ou seja, a fé sobrenatural, não dá para querer associá-los.

A fé sobrenatural requer completa aceitação e não precisa de nenhum ato ou argumento que possa fundamentá-la ou colocá-la em dúvida. Ela só funciona quando ocupa soberanamente o coração da pessoa. Não dá espaços para a dúvida, nem divide o seu lugar com qualquer outra atitude; não faz concessões, não aceita especulações ou questionamentos.

Assim era a fé de Abraão, Moisés, Davi e dos grandes profetas. Assim foi a fé que o Senhor Jesus ensinou e os discípulos praticaram. Essa foi a fé da Igreja Primitiva, dos grandes homens de Deus, e tem de ser a fé daqueles que desejam ser vencedores.

A fé semelhante ao grão de mostarda

O Senhor Jesus nos ensina que:

"O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos."  Mateus 13.31,32

Chamam atenção os seguintes fatos:

1) O Reino dos Céus significa onde o Senhor Deus reina, isto é, todos os lugares.

2) Grão de mostarda é a menor de todas as sementes conhecidas naquela época, a mais insignificante diante das demais. Assim é a fé e aqueles que dela vivem. Ela é a mais desprezada, a mais rejeitada e a mais condenada entre os homens, mas, quando desenvolvida e praticada, ela se torna a mais importante e mais procurada.

A verdade é que o segredo da fé não está no seu tamanho, mas na sua qualidade e essa qualidade é constatada na sua pureza. Ela tem que estar livre de dúvidas, preocupações, ansiedades e medo, bem como de qualquer outro sentimento humano. Só a partir disso ela será limpa, pura e de qualidade.

Enchei-vos do Espírito

"E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." Efésios 5.18-21

Como vemos, o encher-se do Espírito Santo significa exercitar a fé em toda a sua plenitude. Quando absorvemos os pensamentos ou as ideias de alguém, estamos absorvendo o espírito desse alguém. Assim é com relação ao Espírito de Deus. Quando nos alimentamos dos Seus pensamentos através da leitura da Sua Palavra, estamos nos enchendo do Espírito Santo.

O Senhor Jesus disse:

"Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." João 7.38

Trata-se daquele que acredita nEle de acordo com a Bíblia (não de acordo com os homens ou religiões). A reação disso é que do seu íntimo vai fluir o Espírito Santo, isto é, quando falar, a sua expressão vai ser como a de Deus. De outra forma, pode alguém estar cheio do Espírito de Deus e manifestar dúvida? Medo? Ansiedade? Preocupação? Não, claro que não! Quando alguém está cheio do Espírito Santo, flui o que está dentro de si.

É como nós temos visto: quando alguém está possesso, então se manifesta como possesso; fala como possesso e se expressa como possesso. Da mesma forma, quando alguém está cheio do Espírito, então fala com a autoridade de Deus e manifesta-se como um profeta de Deus, porque o Espírito de Deus usa o seu ser para exprimir-Se ao mundo.

Quando o apóstolo João nos dá uma descrição da Nova Jerusalém, ele fala do rio da água da vida, brilhante como um cristal, que sai do trono de Deus. Esse rio é o Espírito de Deus, que tem saído pelo mundo para dar vida àqueles que acreditam na Sua Palavra e a colocam em prática. Quando a pessoa crê de todo o coração na Bíblia, então o Espírito de Deus toma posse dela e faz fluir fé, certeza e convicção daquilo que tem sido invisível.


Trecho do livro "Mistérios da Fé", do bispo Edir Macedo / Foto: Thinkstock 
Fonte: Arca Universal

0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲