A Maior Exigência da Fé

| domingo, 28 de julho de 2013

Tanto a crença natural quanto a sobrenatural exigem atitudes de coragem para trazerem os seus benefícios


Uma das maiores exigências da fé é a coragem. Se há fé mas não se tem coragem para colocá-la em prática, então ela de nada adianta. O Espírito Santo, através do apóstolo Tiago, ensina:

"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?"  Tiago 2.14

A fé sem atitude de coragem é neutralizada. As obras da fé são atitudes de coragem, uma vez que não estão baseadas na confiança humana.

"Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2.26

O cristão tem fé que o pecado desagrada a Deus, mas não tem coragem para dizer não ao pecado. Então, de que adianta a sua crença em Deus? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? A pessoa tem fé que o Senhor Jesus cura e liberta, mas não tem coragem para assumir essa crença, tomando atitudes de fé em relação a isso. Pode semelhante fé curá-lo ou libertá-lo?

Tanto a fé natural quanto a sobrenatural exigem atitudes de coragem para trazerem os seus benefícios. O sacrifício, por exemplo, é uma atitude corajosa que mostra a fé. A fé exige coragem para resistir ao diabo; coragem para dizer sim ou não; coragem para se desprender de certas coisas que prendem a pessoa ao mundo; para definir de uma vez a decisão a tomar; para confrontar o medo; enfim, coragem para fazer o que se tem de fazer.

A linguagem da fé

Pode uma pessoa estar cheia do Espírito Santo e falar negativamente? Confessar medo? Dúvida? Ansiedade? Preocupação? Lamentos? Fraquezas? Não, nunca!

Quando uma pessoa está cheia do Espírito de Deus, do seu interior há um fluir de fé, coragem, ânimo, vitória, conquista; enfim, tudo aquilo que vem de Deus! Os seus pensamentos são de fé, suas palavras não deixam margem a dúvidas e suas atitudes comprovam o que há dentro dela. No seu íntimo há uma plena convicção de que Deus é com ela! Agindo assim, ela obviamente terá no Senhor Jesus o amém de Deus. Ora, quem está cheio do Espírito de Deus, na verdade, está cheio de fé e fala a linguagem da fé, que é a linguagem de Deus.

O Senhor Jesus disse:

"A boca fala do que está cheio o coração." Lucas 6.45

Uma pessoa cheia do Espírito Santo fala positivamente a linguagem da fé, da esperança e do amor. Essa era a linguagem de nosso Senhor!

A fé bruta

A fé sobrenatural normalmente é semelhante a uma pedra bruta; ela não se submete às lapidações dos caprichos e sentimentos humanos. Ela não está sujeita às emoções. Ela simplesmente age. Assim nos ensina a Bíblia no ministério do Senhor Jesus. Quando os cegos Lhe suplicaram ajuda, o Senhor esperou o momento certo, em que a fé deles estava madura, e lhes disse: "Vocês creem que eu posso fazer isto?" Diante da resposta afirmativa, o Senhor determinou: "Seja feito conforme a vossa fé!" Imediatamente eles passaram a enxergar.

Quando Ele estava a caminho da casa de Jairo, chefe da sinagoga, para curar sua filha, veio alguém e noticiou que ela já havia morrido. Ouvindo isto, o Senhor Jesus disse a Jairo uma palavra de fé para cancelar o desespero e a dúvida de seu coração: "Não temas, crê somente, e ela será salva." Quando o Senhor chegou à casa de Jairo, a primeira providência tomada foi mandar que se retirassem todos os que pranteavam a criança. E tendo permitido apenas a Pedro, Tiago e João, assim como aos pais da menina que ficassem no lugar onde ela jazia morta, então a ressuscitou.

As emoções humanas são verdadeiros empecilhos para a manifestação da fé sobrenatural. Dúvidas, incertezas, especulações, imposição de condições, questionamentos, opiniões, sentimentos diversos ou outros fatores que mexem com a emoção fazem com que a fé se torne infrutífera.

Trecho do livro "Mistérios da Fé", do bispo Edir Macedo / Foto: Thinkstock 
Fonte: Arca Universal

0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲