Terapia da Oração

| terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Entenda como a oração pode influenciar diretamente em sua vida
A sensação de tranquilidade invade o corpo e, aos poucos, alcança a mente. Logo os incômodos do mundo desaparecem. Zumbidos de mosquitos, buzinas alarmadas, vozes mais altas e temperatura ambiente vão perdendo importância. Centímetro a centímetro, segundo a segundo, todo o resto do mundo passa a não existir. É por meio dessa onda de paz que o corpo alcança a clareza necessária. É nesse momento que o homem alcança outro mundo.

A oração é praticada há milênios. Ter a oportunidade de contatar o Ser que dirige o mundo transcende a experiência mundana e, por isso, tornou-se tão importante na evolução humana. Não se trata apenas de fazer pedidos ou repetir versos pré-elaborados, mas de estabelecer um verdadeiro diálogo com Deus.

Vida desordenada

Liliana Borges conhece o poder da oração.

Desde antes de seu nascimento, ela já sofria as provações que um mundo desajustado pode causar. Seu pai, alcoólatra incontrolável, agredia a mãe dela mesmo durante a gravidez. Se isso acontecia em um período tão delicado, não seria diferente mais tarde.

Nesse clima hostil, Liliana se tornou também uma pessoa agressiva. “Eu me tornei uma rebelde. Aos 14 anos de idade agredi minha mãe fisicamente”, relembra.

Com a vida desordenada e sentindo que vivia em um mundo no qual não tinha lugar, a jovem passou a beber, fumar e a sair com diversos homens. Ainda adolescente, conheceu um homem com o dobro de sua idade e se casou.

“Eu só tinha 14 anos, e ele me batia, me agredia verbalmente, tinha amantes, usava drogas. Não suportando tanta afronta, cheguei a colocar uma arma na cabeça dele. Eu precisava de paz.”

Vida renovada

Quando percebeu que somente a paz libertaria sua alma daquele sofrimento inacabável, Liliana aceitou a ajuda da Universal. Com muito esforço, passou a se dedicar a orações constantes. Substituiu momentos de fúria e tristeza por reflexões, que, aos poucos, foram normalizando sua vida. Por meio de suas orações e da fé no Senhor Jesus, Liliana conseguiu levar também seu esposo para a Igreja, e os dois tiveram a vida renovada.

“Meu casamento foi restaurado, meu marido hoje serve a Deus. Tudo mudou na minha vida graças ao Deus que eu encontrei na Universal.”

O que a ciência diz

Para o especialista Andrew Newberg – médico e autor do livro “Why God Won’t Go Away”  (“Por que Deus não vai embora”, em tradução livre) –, o cérebro humano é especialmente calibrado para orar. Segundo suas pesquisas, a oração ativa em nosso cérebro o hipotálamo e o sistema límbico, que cuidam das emoções, o lobo frontal, responsável por nossas vontades, e o lobo parietal, responsável pelo senso próprio. Todos essas reações desaceleram batimentos cardíacos, diminuem a pressão sanguínea e enfraquecem o estresse. Em longo prazo, a oração é capaz de beneficiar a saúde do homem.

Sabemos que, de imediato, bem-estar, calma, tranquilidade e harmonia são efeitos da oração. Consequentemente, diminuem-se os riscos de sofrer com problemas ligados ao estresse e a transtornos psicológicos, como depressão, irritabilidade, etc. Quando se ora periodicamente, cria-se uma estabilidade emocional protetora.

Pesquisa realizada por Harold Koening – especialista da Universidade de Duke, nos Estados Unidos – mostra relação concreta entre a crença e o bem-estar físico. Analisando 700 pesquisas, Koening percebeu que 500 delas indicavam melhor função imunológica, níveis mais baixos de colesterol, melhor qualidade de sono e menor pressão arterial em pessoas que oram com frequência. Segundo ele, quem crê vive, em média, 7 anos mais do que céticos, e com melhor qualidade de vida.

Não apenas orar

Para orar é preciso primeiro reconhecer a existência de Deus, que guia nossos passos e está ligado ao nosso interior. Em seguida, é necessário querer com força entrar em contato com Ele e se concentrar nessa tarefa.

William James, filósofo e um dos fundadores da psicologia moderna, garante que não é o mundo que muda quando oramos, mas a forma como vemos esse mundo. “É como ver uma pessoa sem amor e depois ver a pessoa com amor.”

0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲