Fé: Um Momento de Loucura

| quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quando se procura uma razão para exercitar a fé, ela deixa de existir


A fé não tem nada a ver com a razão, pois com ela se obedece à Palavra de Alguém invisível. Ela se manifesta em nós com ímpeto e determinação; como um vento que passa e deixa suas marcas. Quando se procura uma razão para exercitar a fé, então ela deixa de existir. Se Abraão procurasse um motivo razoável para obedecer à voz de Deus e deixar a sua casa, sua parentela e todas as suas propriedades para se estabelecer num lugar desconhecido, ele não o faria. Se ele buscasse pelo menos um motivo razoável para sacrificar seu único filho, ele também jamais o faria. A sua obediência se deu num ato de pura loucura para o mundo da razão! Mas a fé sobrenatural é assim mesmo.

Moisés usou um cajado para extrair água de uma rocha; Josué ordenou que o Sol e a Lua ficassem retidos por quase um dia; Davi ousou enfrentar um soldado gigante e armado até os dentes, com apenas uma funda (espécie de atiradeira feita com uma tira de couro e um pedaço de pau); o Senhor Jesus lançou maldição a uma figueira, uma árvore que não podia ouvir. Ele falou com ela! E o que dizer sobre a Sua repreensão aos ventos e à tempestade? Será que tudo isso tinha ou tem uma explicação racional? Não! Não há como tratar a fé sobrenatural racionalmente. É uma questão de certeza absoluta. É crer ou não crer! Quem crer verá as maravilhas de Deus, é o que a Bíblia diz; mas quem não crer, simplesmente assistirá com amargura à vitória dos que creem na loucura da Palavra da cruz.

O amor e a fé

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." 1 Coríntios 13.13

De fato, o amor é maior do que tudo, porque Deus é Amor. Entretanto, é impossível chegar ao Amor pelo amor. A fé é o único canal de ligação entre a criatura e o Criador, porque a fé é a certeza de coisas que não se veem! E a fé é justamente o único elo entre o ser material e o espiritual. A fé, que é de Deus, nos dá acesso a Ele, e não o amor, pois não poderíamos amar quem não conhecemos. E é a fé que nos leva a conhecer a Deus.

Muitas pessoas falam do amor e da caridade como sendo as virtudes que aproximam o homem de Deus. Afirmam que sem caridade não há Salvação, e admitem o amor, significando condição de ajudar o próximo e atendê-lo na sua necessidade como o ato supremo que pode salvar o ser humano. De fato, o amor é o grande mandamento da Bíblia, e não se pode admitir verdadeiro cristianismo sem essa virtude. Entretanto, não é o amor que encaminha o homem a Deus nem o que sustenta a sua vida.

"Todavia, o Meu justo viverá pela fé." Hebreus 10.38

Não está escrito que o justo viverá pelo amor, mas sim pela fé. A fé, e somente a fé, é capaz de fazer conquistar todas as promessas de Deus e, sobretudo a vida eterna. A fé de Abraão, que herdamos, depositada no Senhor Jesus, é que garante nossa filiação a Deus e nos faz, consequentemente, herdeiros dEle.

"Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão."  Gálatas 3.7


Trecho do livro "Mistérios da Fé", do bispo Edir Macedo / Foto: Thinkstock 

0 comentários:

Postar um comentário

Next Prev
▲Top▲